CLD
Curso de Liderança e Discipulado
O que é o CLD?

 

"CLD é aprender. É aprender quem Deus é, quem nós somos e como podemos fazer a diferença no Reino. Além disso, CLD é pratica. É pegar a estrada e ir seja para escolas, seja para igrejas, compartilhar aquilo que temos aprendido aqui.  CLD é passar um ano aprendendo como viver o restante da sua vida, servindo onde quer que você vá.” Aluna do CLD 2018, Giovanna Brizoti

Por ter sido criado para atender principalmente os jovens pré-universitários ou universitários, o Curso de Liderança e Discipulado? (CLD) tem um programa dinâmico, distinto dos cursos do Seminário Bíblico Palavra da Vida (SBPV), mas mantendo sua ênfase nas áreas de estudo, vida e serviço cristão.

O ano de um CLDista pode ter início no primeiro ou no segundo semestre, quando o aluno se muda para o campus localizado em Atibaia-SP. Com um estilo parecido com o das universidades americanas, o aluno mora com colegas em prédios construídos em volta do centro acadêmico, em regime de internato, para promover relacionamentos saudáveis que contribuem positivamente na formação de todos os envolvidos.

Imersos em uma rotina corrida e atarefada de terça a sexta-feira, os alunos têm uma agenda obrigatória de aulas bíblico-teológicas (doutrinas básicas, vida cristã, estudo de livros da Bíblia acompanhado de aplicações práticas e atuais), capelas, atividades físicas, leituras da Bíblia, devocionais, grupos pequenos e treinamentos de evangelismo e liderança. Dentro do calendário do CLD são agendados também programas diferenciados voltados para a prática e vivência em todos os ministérios da Organização Palavra da Vida (OPV), trabalhos de assistência social e evangelismo, ministério com crianças, e outros cursos avulsos de capacitação ministerial.

Aos finais de semana, temos saídas ministeriais com os alunos separados em grupos pequenos. As saídas possibilitam ao aluno uma vivência de serviço cristão e a oportunidade para colocar em prática os aprendizados de sala de aula, resultando em desenvolvimento pessoal e ministerial para todos.

Durante o ano de CLD, fazemos duas viagens missionárias, uma no primeiro semestre e outra no segundo, proporcionando oportunidades de serviço e vivência ministerial. Além disso, em julho, os alunos têm oportunidade de servir durante três semanas em ministérios orientados pelos missionários da OPV, em várias partes do Brasil.

"O foco do CLD está voltado para ajudar o jovem a se tornar maduro na fé e a viver a fé cristã em qualquer lugar em que estiver. Para isso, queremos orientá-lo não só espiritualmente, mas também prepará-lo para fazer escolhas nas áreas profissional e relacional. Queremos dar condições para que ele aprenda a estudar a Bíblia, defender sua fé e interagir com outros assuntos de maneira mais efetiva. Nosso propósito é capacitá-lo para que ele se insira na sociedade de maneira saudável e, principalmente, de forma que honre a Deus", explica o pastor Roberto Rodrigues, coordenador do CLD.

Para aqueles que, ao longo do ano, decidirem fazer o Curso Teológico-Ministerial do SBPV, o sistema de créditos por matérias permite certa adequação de currículo, possibilitando que o aluno ingresse já no segundo ano da graduação.